segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Três Círculos Concêntricos

Três Círculos Concêntricos

Vs. 4-6 – O apóstolo faz referência a três esferas da responsabilidade Cristã. Como mencionado, as exortações no resto da epístola fluem das respectivas responsabilidades nestas três esferas. Elas são melhores entendidas se vistas como três círculos concêntricos.




                   O círculo mais interno é a esfera da realidade Cristã. “Há um só corpo, e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação” (v. 4). Verdadeiros crentes (Cristãos) são os únicos nessa esfera. Uma pessoa é introduzida nessa esfera ao ser selada pelo Espírito Santo, que acontece quando crê no evangelho da sua salvação (Ef 1:13).

                   O segundo círculo é a esfera da profissão Cristã onde há “um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (v. 5). Este é um círculo mais amplo incluindo todos do primeiro círculo e todos que fazem uma profissão de fé em Cristo, seja real ou não. Uma pessoa é formalmente introduzida nessa esfera pelo batismo com água.

                    
                   O terceiro círculo é a esfera das relações naturais, onde há “um só Deus e Pai de todos” (v. 6a). Essa esfera é mais ampla ainda, incluindo todos dos outros dois círculos. Seu escopo inclui cada pessoa viva na Terra. A paternidade de Deus aqui não é Sua paternidade na família Cristã, mas Sua paternidade de todos os seres criados. Neste sentido, todos os homens são “a geração de Deus” (At 17:29). Uma pessoa é introduzida nessa esfera pelo nascimento natural. Ao dizer, “Por todos e em [nós – JND] todos” (v. 6b), Paulo volta para ao primeiro círculo. Deus habita somente “em” crentes verdadeiros (1 Jo 4:12, 15).

Um comentário: