quarta-feira, 1 de agosto de 2018

3) “Qual a Sobre-excelente Grandeza do Seu Poder”

3)Qual a Sobre-excelente Grandeza do Seu Poder” (vs. 19-23)


O apóstolo falou disso nos versículos 13-14. Hoje a herança tem sido manchada e corrompida pelo pecado, por Satanás e pelo mundo e ela necessita ser libertada dessa escravidão antes que o Senhor, com a Igreja, reine sobre ela. Paulo gostaria que soubéssemos que não há falta de poder em Deus para redimir (libertar) a herança. O Homem dos conselhos de Deus (Cristo) foi até a morte para assegurar tudo isso para Deus. A ressurreição de Cristo demonstra o grande poder e habilidade de Deus de fazer cumprir o Seu grande propósito. Paulo disse, “Segundo a operação da força do Seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-O dos mortos”. Todas as forças do mal (reino de Satanás) estavam reunidas no túmulo para impedir Sua ressurreição de entre os mortos (Sl 18:7-19; Cl 2:15; Hb 2:14), mas o poder de Deus rompeu tudo triunfantemente, “fazendo-O sentar-Se à Sua mão direita”. Tendo Cristo assentado à direita de Deus nos céus indica que, como igual a Deus, Ele irá fazer todas as coisas para o prazer de Deus. Essa posição é exclusiva d’Ele. É dito que estamos assentados nos lugares celestiais em Cristo (Ef 2:6), mas nunca que estaremos à direita de Deus.
                   Os políticos e os líderes da atualidade fazem promessas para mudar e melhorar as condições na sociedade, num esforço de fazer deste mundo um lugar melhor – mas as coisas continuam no mesmo estado corrupto.
                   Este mundo não tem melhorado moralmente porque, por melhor intencionados que esses homens sejam, eles simplesmente não têm poder para implementar seus planos. Em contraste a isso, Deus não apenas prometeu colocar este mundo na linha, mas Ele executará o Seu grande plano de glorificar Seu Filho no céu e na Terra – e Ele tem o poder de fazê-lo! Ele irá arranjar (“encabeçar” – JND) todas as coisas no mundo vindouro sob a liderança universal de “o Cristo” – Cristo e a Igreja (v. 10 – JND). Ele deu prova de “a sobre-excelente grandeza do Seu poder” demonstrando-a, ao ressuscitar Cristo de entre os mortos, e ao assentá-Lo à Sua própria direita. Cristo está no momento “muito acima” (Ef 1:21 – ATB) de todos os seres angelicais e “de todo o nome que se nomeia”. Isto é verdade “não só neste século, mas também no vindouro”.
                   É-nos dito que este “poder” é para nós “os que cremos” (v. 19). Isto significa que enquanto nós esperamos Deus trazer a efeito o Seu grande propósito na Aparição de Cristo, Ele está usando esse mesmo poder agora para nos fortalecer e capacitar a andarmos como é digno da nossa vocação, de uma maneira prática (Ef 3:16, 4:1).
                   Deus “Lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés” (ATB) – Seu Senhorio universal – e deu Ele para “ser cabeça sobre todas as coisas” (ATB) – Sua autoridade universal – e também “O deu à Igreja” (ATB). Assim, Cristo é não apenas “o cabeça da Igreja” (Ef 5:23), Ele também é “o cabeça sobre todas as coisas para a Igreja” (Ef 1:22). Sendo Cabeça sobre “todas as coisas” significa que Ele tem o controle de tudo o que toca a vida dos membros do Seu corpo, enquanto eles estão sobre a Terra. Portanto, nada nos acontece por acaso. O Senhor permitiu e ordenou tudo que nos atinge por alguma boa razão (Rm 8:28). Note que nunca é dito de Cristo ser a Cabeça sobre a Igreja, mas “Ele é a Cabeça do corpo” (Cl 1:18). Ele é, entretanto, Cabeça “sobre” todas as coisas que tocam nossas vidas.
                   O versículo 23 indica que a Igreja é a Eva do último Adão – “o complemento daqu’Ele que enche tudo em todas as coisas” (ATB). Somos Seu complemento celestial e reinaremos com Ele ao Seu lado no dia vindouro de manifestação. A Igreja é “o complemento” d’Ele. Essa é uma extraordinária afirmação Em Efésios, Cristo é visto como incompleto sem nós (naquilo que se refere ao propósito de Deus). Em Colossenses, nós somos vistos como incompletos sem Ele (Cl 2:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário