sábado, 11 de agosto de 2018

A Verdade do “Um Só Corpo” só Pode Ser Praticada hoje num Testemunho Remanescente Por Causa da Ruína da Cristandade


A Verdade do “Um Só Corpo” só Pode Ser Praticada hoje num Testemunho Remanescente Por Causa da Ruína da Cristandade

Olhando novamente os primeiros dezesseis versículos do capítulo 4, vemos o ideal de Deus para a Igreja quanto ao corpo de Cristo. Seu desejo é que existisse uma manifestação prática de sólida unidade entre os membros do corpo, enquanto atuam sob a direção da Cabeça no céu. Se os membros do corpo prestassem atenção a estas exortações, haveria uma comunidade feliz de santos na Terra habitando juntos em harmonia e gozo, atuando para o prazer de Deus e a glória de Cristo, e para a edificação uns dos outros. Não haveria nenhuma seita denominacional ou divisão no testemunho público da Igreja. Que coisa maravilhosa seria isso! Isto é o que Deus pretende para a Igreja.
                   Como mencionado antes, a verdade apresentada em Efésios não leva em conta a ruína e falha do testemunho Cristão, porque o foco do apóstolo está no desejo de Deus para a Igreja. Hoje, por conta da irremediável ruína que entrou na Cristandade, não é possível praticar a verdade do “um só corpo” com todos os membros do corpo de Cristo. A maioria dos membros do corpo de Cristo nem conhece sobre a ordem de Deus para Cristãos reunidos para adoração e ministério, no terreno de um só corpo. Eles estão bem felizes em ficar nos seus vários grupos denominacionais e não denominacionais, no estado dividido da Cristandade e, se eles forem iluminados com essas coisas, provavelmente eles não iriam querer deixar suas posições eclesiásticas. Portanto, é simplesmente impossível praticar a verdade do um só corpo com toda a Igreja na Terra hoje. Quando alguém se familiariza com isso pela primeira vez, pode ser devastador. Mas não há necessidade de nos desesperar. Deus antecipou plenamente o estado de ruína que se desenvolveria no testemunho da Igreja e fez provisão para esses dias de fracasso, de modo que Cristãos exercitados sobre esta verdade do um só corpo pudessem praticá-la. As Escrituras indicam que quando a falha generalizada entra, um grande princípio ao qual Deus recorre é que Ele abandona o testemunho público como um todo (como Ele originalmente estabeleceu), e passa a trabalhar com um remanescente. Quando o que Ele confiou às mãos dos homens em testemunho falha, Ele reduz seu tamanho, força, glória e número, e continua num testemunho remanescente (Is 1:2-9). A palavra “remanescente” significa “o resíduo” ou “aquilo que permanece” de qualquer coisa que resta do que foi estabelecido originalmente. Deus agiu neste princípio na história de Israel (1 Rs 11-12; Ed 1-6), e agora com a Igreja (Ap 2:24-29), e fará de novo, num dia vindouro, com os judeus na Tribulação (Is 8:11-18, 10:21-22, 11:11; Jl 2:32, 3:1-2; Mq 4:7; Sf 3:13; Ap 12:17).
                   Em divina prerrogativa e graça, Deus está tomando um aqui e outro ali, e Ele está reunindo-os ao nome do Senhor numa posição remanescente, aparte da confusão e desordem da Cristandade, onde a verdade do um só corpo pode ser praticada (Mt 18:20). Aqueles “reunidos” ao nome do Senhor não são o remanescente. Falando apropriadamente, todos os verdadeiros crentes dentre a massa de meros professantes na Cristandade é o remanescente de Deus, mas, eclesiasticamente, os santos reunidos ocupam uma posição remanescente no testemunho, e estão onde o remanescente (todos verdadeiros crentes) devia estar como reunido ao nome do Senhor.

                   Uma vez que a ruína agora permeia o testemunho público da Igreja, devemos olhar para a verdade do um só corpo, como apresentada em Efésios 4, através da “escotilha” de 2 Timóteo, a qual leva em conta a ruína. Esta pequena e útil epístola dá ao crente luz para este dia difícil no qual vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário