domingo, 5 de agosto de 2018

DUAS ADMINISTRAÇÕES DE CRISTO EM EFÉSIOS


DUAS ADMINISTRAÇÕES DE CRISTO EM EFÉSIOS

No versículo 9 temos a segunda das duas administrações de Cristo na epístola. A primeira é uma futura administração no mundo vindouro (cap. 1:10); A segunda é a presente administração do Mistério (cap. 3:9). Como Cabeça da Igreja e seu Administrador e Construtor Mestre, Ele está agora conduzindo as operações que dizem respeito à sua construção. O Senhor disse: “Edificarei a Minha Igreja” (Mt 16:18). Como Salomão construiu o templo usando seus trabalhadores, assim também Cristo, pelo Espírito, está construindo a Igreja, e os membros do Seu corpo são acionados na obra. Ele está enviando Seus evangelistas na obra do evangelho para trazer o material (crentes judeus e gentios), e Ele está usando Seus pastores e mestres para edificar aqueles novos convertidos na mais santíssima fé, e para mostrar-lhes como andar de uma maneira digna da vocação com que foram chamados.
                   A grande preocupação de Paulo era de “iluminar tudo com o conhecimento” (JND) desta presente administração, para que eles pudessem se conformar apropriadamente com o que Deus está fazendo neste tempo presente. Isto incluiria a prática e o funcionamento ordenados da assembleia na Terra. A palavra “todos” (ARC) no versículo 9 não corresponde ao texto grego e torna o ponto de Paulo, no versículo, muito limitado. A iluminação destas coisas se estende para “toda” a criação – incluindo seres angélicos, como o versículo 10 indica. Estes exaltados seres espirituais nunca viram qualquer coisa igual a isso antes. Eles testemunharam a criação levantar e se expandir perante seus olhos. Viram as maneiras de Deus em outras eras e observaram Suas tratativas com homens no governo, providência, e misericórdia, mas isto é algo completamente novo para eles. Não somente eles estão aprendendo da graça de Deus no chamado da Igreja, mas por observação cuidadosa, eles estão aprendendo daqueles na Igreja que são governados pelo Espírito de Deus e pela Palavra de Deus, quando estão reunidos juntos para adoração e ministério (1 Co 11:10; 1 Pe 1:12).

                   Paulo não entra em detalhes da ordem prática da Assembleia aqui (que são encontrados em 1 e 2 Coríntios, 1 Timóteo e Tito), mas ele passa a nos contar que o “propósito” de Deus é que todos aprendam “a multiforme sabedoria de Deus” pela presente administração de Cristo. Infelizmente, a Igreja, como um todo, tem falhado em apreender isso e não está agindo sob a direção da Cabeça, de uma maneira peculiar. Como resultado, muitos Cristãos são encontrados fazendo coisas no seu serviço ao Senhor e que não estão de acordo com a verdade do Mistério. Apesar disso, pelo poder de governo de Deus o grande “eterno propósito” está sendo levado a efeito “em Cristo Jesus nosso Senhor” (v. 11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário