sábado, 11 de agosto de 2018

Exortações Baseadas no Fato que Fomos Despidos do “Velho Homem” e revestidos do “Novo Homem”


Exortações Baseadas no Fato que Fomos Despidos do “Velho Homem” e revestidos do “Novo Homem”

Todos os crentes no Senhor Jesus Cristo, foram despidos do “velho homem” e revestidos do “novo homem”, mas isto não significa que não precisamos ser exercitados sob estas coisas. Cada verdade doutrinal devia produzir um comportamento prático em nossas vidas. Os versículos que se seguem neste capítulo mostram que o crente não é mais para manifestar as características do velho homem em sua vida, mas sim, aquelas do novo homem. Este é o ponto da exortação de Paulo aqui.
                   Enquanto não estamos mais “na carne” (Rm 7:5, 8:8-9), a carne ainda está em nós e operará se não andarmos no Espírito. Se operar, manifestará as características horríveis do velho homem. Significa que, definitivamente, precisamos ser exercitados quanto a demonstrar as características do novo homem, e isso requer andar no poder do Espírito de Deus não entristecido (v. 30).

                   A ênfase da exortação de Paulo nos versículos restantes de Efésios 4 é que coloquemos em prática o que é verdade de fato. Se fomos despidos do “velho homem” e revestidos do “novo homem”, então coloquemos um fim naquele velho estilo corrompido de vida e vivamos segundo o que caracteriza o novo homem. Paulo menciona uma série de transformações que deveriam naturalmente resultar na vida do crente ao andar em “verdadeira justiça e santidade”. Se estudamos a vida do Senhor, seremos “n’Ele ... ensinados, como está a verdade em Jesus”. Cada uma destas características que marca a nova ordem de humanidade foi vista n’Ele em perfeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário