sábado, 4 de agosto de 2018

DUAS FIGURAS USADAS PARA DESCREVER O PRESENTE TESTEMUNHO DA IGREJA – O CORPO E A CASA


DUAS FIGURAS USADAS PARA DESCREVER O PRESENTE TESTEMUNHO DA IGREJA – O CORPO E A CASA


Há duas figuras principais usadas no Novo Testamento para descrever a Igreja em sua configuração corporativa – o corpo e a casa. Versículos 14-16 nos mostra o corpo de Cristo, e nos versículos 19-22 vemos a casa de Deus. Como corpo de Cristo, devemos manifestar unidade, e como a casa de Deus, devemos manifestar ordem segundo a santidade de Deus.
                   V. 19 – Cristãos são “concidadãos dos santos” na cidade celestial e estão destinados a reinar com Cristo e será o meio de manifestar Sua glória no mundo vindouro. Mas enquanto isso, Deus tem a intenção de que a Igreja seja agora Seu presente vaso de testemunho na Terra. Portanto, o corpo e a casa entram em cena.
                   Vs. 20-21 – Há dois aspectos da casa de Deus no Novo Testamento; primeiramente, é vista como sendo edificada por Cristo, o Edificador Mestre. Cada crente é uma pedra viva na estrutura (Mt 16:18; 1 Pe 2:5; Hb 3:6; 1 Co 3:9a). Pessoas tornam-se parte da casa por crerem no evangelho. A cada novo crente acrescentado, a casa “aumenta” até o último crente ser incorporado nela. Daí será Seu “santo templo” e pronto para manifestar a glória de Cristo no mundo vindouro. A construção da casa tem tomado quase 2.000 anos. As primeiras pedras foram colocadas no lugar no dia de Pentecostes, e quando a última pessoa for salva e colocada na estrutura, o Senhor virá e levará a Igreja para o lar no céu.
                   V. 22 – Em segundo lugar, a casa é vista como um lugar onde Deus está agora habitando pelo Espírito. Nesse sentido, é uma “morada de Deus em Espírito”. No primeiro aspecto, crentes “são” a casa (Hb 3:6); no segundo aspecto, crentes (e falsos crentes professos) “estão dentro” da casa (1 Tm 3:15; 2 Tm 2:20). No primeiro aspecto vemos a soberania de Deus – Ele salva pessoas e as coloca dentro da casa. No segundo aspecto vemos a responsabilidade do homem, onde os homens são vistos como tendo uma parte na edificação da casa (1 Co 3:9-17). Consequentemente, há a possibilidade de falha entrar em cena e material ruim ser incorporado na estrutura, embora que isso não é contemplado aqui. Em 2 Timóteo 2:20, vemos este aspecto da casa nas mãos dos homens, e falsos professos sendo trazidos para dentro da casa e corrompendo-a a ponto de se tornar “uma grande casa”, abrangendo todos os Cristãos professos, tanto verdadeiros como falsos (2 Tm 2:20; 1 Pe 4:17). A casa de Deus neste aspecto (nas mãos do homem) se tornou um lugar de corrupção, confusão e muita falha.

                   Em conclusão, vemos que nada tem impedido ou jamais impedirá Deus de cumprir Seu conselho na formação deste vaso de testemunho celestial – a Igreja. Jó corretamente disse, “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos Teus pensamentos pode ser impedido” (Jó 2:42; Ec 3:14). A Igreja foi concebida em amor eterno e modelada pelo poder e sabedoria de Deus, para que fosse um vaso adequado para manifestar a glória de Cristo. Quando a época da manifestação (o Milênio) for introduzida, Cristo reinará com Seu eterno complemento ao Seu lado. Ela está lá como Seu corpo e noiva, não para a glória de si mesma, mas para realçar a glória d’Ele. A cena toda manifestará a sabedoria de Deus, a graça de Deus e a glória de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário