sexta-feira, 3 de agosto de 2018

VENCIDO O OBSTÁCULO DE NOSSA MORTE ESPIRITUAL


VENCIDO O OBSTÁCULO DE NOSSA MORTE ESPIRITUAL


Cap. 2:1-10 – Primeiramente, temos a obra de Deus nos vivificando e nos criando em Cristo e assim vencendo o obstáculo da morte espiritual.
                   Vs. 1-3 – Três forças contrárias são vistas dominando e controlando aqueles que Deus propôs usar na formação deste novo vaso – o “mundo”, “o príncipe das potestades do ar” (o diabo) e “a carne”. Portanto, uma condição de morte espiritual jaz sobre o eleito. Esse estado de morte espiritual não é uma condição de irresponsabilidade, porque estes homens mortos são descritos como andando. É para Deus que eles estão mortos; porém, para as influências do mundo, para a carne, e para o diabo, estão muito vivos e estão sob o controle delas.
                   Vs. 4-6 – Porém, três motivos divinos fizeram Deus agir – Sua “misericórdia”, “amor”, e “graça”. E três grandes resultados surgiram – Ele “nos vivificou juntamente”, “nos ressuscitou juntamente”, e “nos fez assentar juntos” (JND) nos lugares celestiais em Cristo. Assim, o poder de Deus invadiu a aparentemente impossível condição de morte e comunicou vida espiritual àqueles que Ele tinha escolhido. Isto é indicado na palavra “vivificado”, que se refere à comunicação de vida divina à alma, pela qual as faculdades espirituais de uma pessoa se tornam ativas e, a partir daí, ela se torna capaz de receber comunicações divinas. gentios eleitos (v. 1) e judeus eleitos (v. 5) têm experimentado este poder vivificador. (Nota: ele disse “Estando nós ainda mortos em nossas ofensas...” Referindo-se aos judeus, aos quais Paulo se inclui entre eles). O resultado é que ambos (crentes dos judeus e dos gentios) foram ressuscitados juntos para fora da condição de morte espiritual, e assentados juntos “nos lugares celestiais, em Cristo Jesus”. “Com Cristo” (v. 5) indica nossa associação com Ele em vida, e “em Cristo” (v. 6) indica nossa nova posição perante Deus n’Ele. Agora estamos assentados nos lugares celestiais em Cristo, mas quando Ele vier e nos levar ao lar, no céu, estaremos assentados lá com Cristo.
                   V. 7 – Os versículos 1-3 descrevem o que éramos no passado, sob o domínio do mundo, da carne, e do diabo. Os versículos 4-6 descrevem nossa posição presente, como ressuscitados e assentados juntos nos lugares celestiais em Cristo. O versículo 7 nos fala do nosso futuro lugar de bênção.
                   Nos “séculos vindouros” (o Milênio e o Estado Eterno) Deus irá “mostrar” perante todas Suas criaturas “as abundantes riquezas da Sua graça pela Sua benignidade para conosco em Cristo Jesus”. Geralmente se pensa que este versículo está se referindo às riquezas da graça de Deus sendo mostradas para nós naquele dia vindouro, mas este não é o ponto do versículo. É para o mundo que as abundantes riquezas da Sua graça serão mostradas (Jo 17:23). Estas nos são mostradas agora pelo Espírito, quando ocupamos nosso tempo em comunhão na Sua presença (Jo 16:13-15); nós não temos que esperar até aquele dia para aprender das maravilhas da Sua graça.
                   Vs. 8-9 – Esta obra de Deus é totalmente “pela graça”, e é mencionada uma segunda vez para enfatizar isso. Mesmo a “fé” para crer nestas coisas maravilhosas e ser salvo, é um “dom de Deus”. Não temos nada para “nos gloriar” em nós mesmos.
                   V. 10 – Somos “feitura Sua” e somos parte da raça da nova criação de homens “criados em Cristo Jesus”, para o propósito ao qual Ele nos tem chamado. Consequentemente, a condição da morte espiritual não é um obstáculo para Deus realizar o Seu grande propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário