sábado, 4 de agosto de 2018

VENCIDO O OBSTÁCULO DA NOSSA DISTÂNCIA MORAL DE DEUS


VENCIDO O OBSTÁCULO DA NOSSA DISTÂNCIA MORAL DE DEUS


Cap. 2:11-13 – Nesta próxima série de versículos, o apóstolo foca na obra de “Cristo” em nos redimir e reconciliar, e assim vencer o segundo grande obstáculo da distância moral que os eleitos estavam de Deus.
                   Aqueles a que Deus tem proposto usar no Seu grande plano para glorificar Seu Filho, não estão somente mortos em ofensas e pecados (v. 1); estão também longe d’Ele moral e espiritualmente (vs. 11-12). Por natureza e prática estão numa grande distância moral de Deus. Num tal estado, estão totalmente inadequados para O representar e manifestar a glória de Cristo. Antes de a graça de Deus nos ter alcançado, éramos ou estávamos:
  • Apartado de Cristo “Sem Cristo”
  • Sem amigos “Alheios”
  • Sem um lar “Estrangeiros”
  • Desesperançados “Não tendo esperança”
  • Longe de Deus “Sem Deus”


                   Contudo, pela obra de Cristo na cruz, Deus venceu o obstáculo da alienação moral e espiritual, e nos trouxe para Si mesmo. Nós que estávamos “longe” chegamos agora “perto” em Cristo. Isto é reconciliação. Em 1 Pedro 3:18 o apóstolo Pedro menciona essa grande obra. Ele disse: “Cristo padeceu uma vez pelos pecados (propiciação), o Justo pelos injustos (substituição), para levar-nos a Deus” (reconciliação).
                   A obra de Cristo é trazida aqui para mostrar que Deus trabalha soberanamente vivificando almas (vs. 1, 5), porque Ele tem uma base justa na qual o faz – “o sangue de Cristo” (v. 13). O “sangue” é o meio de nossa purificação, pelo qual nós fomos tornados adequados a estar na presença de Deus e aptos a sermos usados para manifestar a glória do Seu Filho. O sangue satisfez a necessidade de nossa inadequação moral, pela lavagem de nossos pecados. Assim, pela virtude do poder de lavagem do sangue de Cristo, a distância moral dos homens não é um obstáculo para Deus realizar Seu eterno propósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário