segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Andando como é digno da nossa vocação como membros do corpo de Cristo (capítulo 4:1-16)


ANDANDO COMO É DIGNO DA NOSSA VOCAÇÃO COMO MEMBROS DO CORPO DE CRISTO
(Capítulo 4:1-16)

Como mencionado na introdução, os últimos três capítulos da epístola são exortações baseadas na verdade doutrinal encontrada nos primeiros três capítulos. Era necessário que o apóstolo se desviasse do assunto no terceiro capítulo para estabelecer sua autoridade para ministrar a verdade do Mistério, para que as exortações que agora são dadas neste quarto capítulo, chegassem a nós com mais força.
                   Havendo explanado a verdade do Mistério e havendo orado pelos santos, Paulo continua do ponto onde parou no capítulo 3:1. Como “o prisioneiro de Jesus Cristo” (cap. 3:1), ele revela a verdade do Mistério; como “o prisioneiro no Senhor” (cap. 4:1), ele nos exorta para andarmos como é digno daquela grande verdade.
                   O primeiro versículo devia ser lido, “Eu, o prisioneiro no Senhor...”. A expressão “em Cristo”, que caracteriza os primeiros três capítulos, não aparece na última metade da epístola, e “no Senhor” torna-se proeminente. Isso é significante; é uma expressão que se refere à autoridade do Senhorio de Cristo. Não é difícil ver a razão desta mudança. Quando se trata de praticar a verdade, o reconhecimento do Senhorio de Cristo é essencial. Simplesmente significa reconhecer Suas reivindicações sobre nós em redenção por nos submeter ao Seu direito de nos dizer o que fazer em todas as áreas de nossas vidas.

                   Além disso, encontramos a palavra “andar” mencionada várias vezes nos últimos três capítulos da epístola (cap. 4:1, 17, 5:2, 8, 15, 6:15). Isso implica viver a verdade praticamente todo o curso e conduta de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário