sábado, 4 de agosto de 2018

VENCIDO O OBSTÁCULO DA DISCÓRDIA RACIAL


VENCIDO O OBSTÁCULO DA DISCÓRDIA RACIAL

Cap. 2:14-22 – Nesta última série de versículos, a obra do “Espírito” é proeminente em trazer juntamente crentes, de entre os judeus e de entre os gentios a “um novo homem”, fazendo “paz” entre eles e dando-lhes “acesso ao Pai”, vencendo assim o obstáculo da discórdia e preconceito raciais.
                   Vs. 14-15 – Falando humanamente, judeus e gentios nunca poderiam morar juntos em unidade em seu presente estado. Mas Deus fez o impossível. Cristo é “nossa paz O qual de ambos (judeus e gentios) fez um”.
                   O aspecto de “paz” aqui é racial. É uma das três partes que formam nossa posição em paz. Primeiramente, temos paz externa para com Deus (Rm 5:1). Isto não é um estado de espírito ou sentimento, mas uma condição prevalecente entre duas pessoas que outrora estavam alienadas. Em segundo lugar, temos paz interna resultante de conhecer libertação do pecado (Rm 8:6). É a paz na mente e consciência fluindo da vida em ressurreição na alma do crente, pela habitação do Espírito. Em terceiro lugar, temos paz racial existindo entre crentes judeus e gentios, que agora vivem juntos nesta única nova companhia (Ef 2:14-15). Todos os três aspectos de paz estão conectados com nossa posição em Cristo e são nossos desde o momento que somos salvos e selados com o Espírito.
                   Deus “anulou” – JND (e não “aboliu” como na KJV, ATB e ARA) aquilo que dava motivo para a inimizade entre o judeu e o gentio – “a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças”. A inimizade se desenvolveu entre os dois pela presença da lei, que fez distinção entre judeus e gentios em seus costumes e modos de vida. O apóstolo faz uma alusão à “parede de separação” que estava no templo, e que separava os dois. Toda vez que os judeus iam ao templo, eram lembrados do seu lugar privilegiado com Jeová, e somente alimentava o seu orgulho e preconceito contra os menos privilegiados gentios. Os gentios, por outro lado, têm se irritado por causa da hipocrisia que veem nos judeus (Rm 2:24), e isso tem mexido com sua aversão e ódio para com o judeu. Com o passar do tempo a “inimizade” se tornou muito profunda.
                   No Cristianismo, Deus removeu a divisão do judeu e do gentio. Ele “derrubou” (ATB) a parede de separação (por assim dizer) nesta nova companhia de crentes, para “criar em Si mesmo dos dois um novo homem”. O “um novo homem” é Cristo – a Cabeça no céu – ligado aos membros de Seu corpo na Terra pelo Espírito habitando em nós. Isto é união no corpo de Cristo. Assim, em “um novo homem”, o judeu se foi e o gentio também se foi (Gl 3:28; Cl 3:11) e, com eles, a inimizade que existia.
                   Deus não somente formou uma união dos judeus e dos gentios sob Cristo, a Cabeça em um novo homem, mas Ele tornou possível que houvesse uma unidade prática entre eles. União e unidade não é a mesma coisa. Por exemplo, poderíamos amarrar os rabos de dois gatos juntos e ter união, mas não teríamos unidade. União é a ligação espiritual que existe entre crentes judeus e gentios pela sua conexão a Cristo, por meio do Espírito Santo. Unidade é algo prático na qual os membros do novo homem andam em paz e amor uns com os outros. Isso resultou da “inimizade” sendo “morta” na cruz.
                   V. 16 – A dupla inimizade tinha existido; primeiramente, entre homens e Deus e, em segundo, entre o judeu e gentio. Mas a dupla reconciliação os tem trazido “a Deus” em feliz relacionamento, e também os trouxe juntos “em um corpo” num feliz relacionamento também.
                   Vs. 17-18 – No um só corpo de Cristo, não somente moramos juntos, mas também trabalhamos juntos, sendo o presente vaso de testemunho de Deus na Terra. Cristo, pelos muitos membros do Seu corpo, está agora pregando paz ao mundo – para aqueles que estão “longe” (gentios) e aqueles que estão “perto” (judeus). Aqueles que creem e são trazidos para esse relacionamento favorecido com Deus na Igreja, agora tem igual “acesso ao Pai em um mesmo Espírito”. Isto é superior às vantagens que o judeu tinha sobre o gentio ao se aproximar de Deus na ordem do Velho Testamento. Os judeus tinham um acesso limitado a Deus; sua aproximação a Jeová era por um sistema de ordenanças que os mantinha a uma distância d’Ele. Agora judeus e gentios crentes podem se aproximar do “Pai” na liberdade de filiação, em Sua presença imediata (Hb 10:19-21)
                   Assim, Deus superou o aparentemente impossível obstáculo da discórdia racial entre judeu e gentio, e os têm trazido a um relacionamento Consigo mesmo que vai muito além do que já foi conhecido por Israel anteriormente.

Vários Elos na Formação do Vaso Celestial do Testemunho – A Igreja 

  • Fomos feitos vivos (vivificados) – vs. 1-10
  • Fomos aproximados (reconciliação) – vs. 11-13
  • Fomos feitos um (união) – vs. 14-22



Nenhum comentário:

Postar um comentário