sexta-feira, 27 de julho de 2018

O APÓSTOLO BENDIZ A DEUS


O APÓSTOLO BENDIZ A DEUS

Vs. 3-14 – O apóstolo bendiz ao trino Deus por Seu plano incrivelmente sábio para manifestar a glória de Seu Filho, no céu e na Terra, no mundo vindouro (o Milênio) pela a Igreja, a qual é o Seu corpo. Enquanto Paulo se regozija na bem-aventurança do grande propósito de Deus, temos o privilégio de ouvir e, assim aprender, quão ricamente somos abençoados em Cristo – o Homem que está no centro do propósito e conselho de Deus.
                   V. 3 – Paulo se dirige a Deus no duplo relacionamento que o Senhor Jesus tem com Ele, como “Deus” e “Pai”. As duas orações registradas na epístola, nos capítulos 1 e 3, coincidem com esses dois relacionamentos. A primeira oração é dirigida ao “Deus de nosso Senhor Jesus Cristo” (cap. 1:17) e a segunda oração é dirigida ao “Pai de nosso Senhor Jesus Cristo” (cap. 3:14).
                   Paulo se regozija no fato que nós temos sido abençoados com “todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”. Estas bênçãos são celestiais, espirituais e eternas, em contraste com as bênçãos de Israel, que eram terrenas, materiais e temporais. Paulo fala que nossas bênçãos espirituais estão “nos celestiais em Cristo” (JND). Isto não é um lugar, como a KJV e ARC sugerem, mas a esfera de atividade espiritual. Cada uma destas bênçãos do Cristianismo é uma possessão presente do crente. Não estamos esperando para nos apropriarmos delas; elas já são nossas. Isto é indicado no capítulo pelo uso repetitivo de verbos no tempo passado.
                   Além disso, Paulo disse que essas bênçãos Cristãs estão todas “em Cristo” – uma expressão usada muitas vezes nos primeiros três capítulos e que se refere à posição Cristã de aceitação perante Deus em Cristo – o Homem ressuscitado. Não é dito que os santos, nos tempos do Velho Testamento, antes da ressurreição e ascensão de Cristo, tinham esta posição exaltada diante de Deus. Estar “em Cristo” significa estar no lugar de Cristo diante de Deus. Consequentemente, a medida de Sua aceitação diante de Deus é a nossa! (1 Jo 4:17) O favor que repousa sobre Ele, é também o nosso, por conta de estarmos em Seu lugar. Não apenas a nossa posição está diante de Deus “em Cristo”, mas as nossas bênçãos também estão “em Cristo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário