DUAS VISÕES DIFERENTES DO HOMEM NA CARNE NAS EPÍSTOLAS
DE PAULO
A
condição caída do homem é vista de duas
maneiras diferentes nas epístolas de Paulo:
- Em Efésios e Colossenses, o homem é visto como morto em seus pecados (Ef 2:1-3; Cl 2:13).
- Em Romanos e Gálatas, o homem é visto como vivo em seus pecados (Rm 1:32; Gl 1:4).
Além disso, em Romanos, o
próprio Cristo é visto como vivo na Terra, nascido da descendência de Davi
segundo a carne, e declarado Filho de Deus (Rm 1:3-4). Enquanto que em Efésios
e Colossenses, Cristo é visto como morto, e o poder de Deus tendo sido manifestado
n’Ele, ressuscitando-O dentre os mortos e fazendo-O assentar à direita de Deus
(Ef 1:19-21 –ATB; Cl 1:18, 2:12).
O remédio para a dupla
condição caída do homem é encontrado em Cristo de duas maneiras – em Sua morte e em Sua ressurreição. Em Romanos o
homem é visto como vivendo na Terra como um pecador culpado diante de Deus. Ele
está tão afetado pela desordem de seus pecados, e sob o domínio de sua natureza
pecaminosa, que não tem poder para deter o curso pecaminoso de sua vida. A
maneira de Deus libertá-lo de sua condição lastimável é colocá-lo na morte.
Esta é a linha da verdade desenvolvida em Romanos. A morte de Cristo é introduzida
(e nossa identificação com ela) como o remédio para essa condição. Cristo
morreu e derramou Seu sangue (Rm 3:25, 4:25, 5:6-8) para tirar os pecados do
crente, e também para judicialmente pôr fim ao pecador diante de Deus, e assim
quebrar sua ligação com essa condição em que ele vive (Rm 6:1-11; Gl 2:20). Mas
em Efésios, o homem é visto como morto em delitos e pecados (Ef 2:1), e o
remédio para ele é encontrado no poder de Deus, que ressuscitou Cristo de entre
os mortos, e que age para vivificá-lo juntamente com Cristo (Ef 2:5). Assim,
ele é liberto do estado de morte espiritual no qual ele estava preso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário