sábado, 28 de julho de 2018

HERDEIROS COM CRISTO


HERDEIROS COM CRISTO

Herdeiros com Cristo

2) Filiação em relação com o Pai não é tudo. O apóstolo passa a se regozijar no relacionamento que temos como co-herdeiros da herança com “Cristo”, na administração do mundo vindouro (vs. 8-12).
                   Vs. 8-10 – A intenção de Deus é que esta companhia favorecida de filhos (a Igreja) seja inteligente quanto ao Seu propósito eterno. Ele quer que saibamos o que Ele está fazendo neste mundo agora e o que fará no mundo vindouro – o Milênio. Portanto, “Ele tem feito abundar para conosco em toda a sabedoria e inteligência” (JND) e nos tem revelado “o mistério da Sua vontade”. Ele tem nos dado um discernimento especial quanto a Seu plano de manifestar publicamente a glória de Seu Filho no dia Milenar. Assim os Cristãos se tornaram depositários do conselho de Deus referente ao Seu propósito para aquele dia vindouro. Comunicar isto a nós também, é algo que é dito ser “segundo o (Seu) bom prazer”. Nossas bênçãos são mencionadas neste capítulo, mas a ênfase está do lado das coisas de Deus – isso é aquilo que Ele tem feito para o Seu próprio prazer e para a satisfação do Seu próprio coração. Assim, há duas coisas em particular neste capítulo que são de acordo com o Seu bom prazer:

  • É Seu “bom prazer” ter filhos em companhia diante d’Ele o mesmo lugar do Seu amado Filho, e abençoados com bênçãos especiais que outros em Sua família não têm (v. 5). Compare Gênesis 25:5-6.
  • É Seu “bom prazer” dar a Seus filhos uma percepção especial do Seu grande propósito em manifestar publicamente a glória de Seu Filho no mundo vindouro (vs. 8-10). Isso é algo que agora foi revelado no Mistério.


                   “O Mistério” é um segredo a respeito de Cristo e da Igreja, que Deus manteve oculto em Seu coração até que a redenção fosse realizada e o Espírito Santo fosse enviado para habitar nos crentes. Por isso, é algo que os santos do Velho Testamento não conheciam, porque, “o mistério” até agora (o Dia da Graça), “esteve oculto desde todos os séculos”. (Ef 3:5; Cl 1:26; Rm 16:25).
                   Paulo continua no versículo 10 para explicar o que exatamente está envolvido no Mistério. Ele diz que na “dispensação [administração] da plenitude dos tempos” (o Milênio), Deus propôs “encabeçar” todas as coisas no céu e na Terra sob “o Cristo”. “O Cristo” é uma expressão nos escritos de Paulo que se refere à união mística de Cristo, a Cabeça, e os membros do Seu corpo, pela habitação do Espírito Santo (1 Co 12:12-13 – JND). Ele fala do Mistério de duas maneiras na epístola. Quando é chamado de “o mistério da Sua vontade” (Ef 1:9), refere-se ao propósito de Deus de colocar todas as coisas sob a liderança de Cristo no dia milenar vindouro. Quando é chamado de “o mistério de o Cristo” (Ef 3:4 – JND, 5:32) está se referindo à união da Igreja com Cristo. O Velho Testamento fala de um Messias judeu que reinará sobre Israel, em um dia vindouro, com as nações gentias regozijando-se com eles (Sl 8, etc.). A revelação “do mistério” no Novo Testamento inclui, mas vai muito além disso, e desvenda o plano de Deus de ter o universo inteiro (o céu e a Terra) sob o reinado de Cristo. Ele também revela que Cristo teria um complemento (Sua noiva) ao Seu lado para engrandecer a manifestação da Sua glória (Jo 17:22-23; 2 Ts 1:10; Ap 21:9-22:5). Isto, como mencionado acima, é visto na expressão “o Cristo”. Além disso, o versículo 10 indica que não é intenção de Deus de ter os céus completamente apartados da Terra, como eles estão agora. Sua vontade é “encabeçar” a administração de todas as coisas, no céu e na Terra, sob o Cristo, para que houvesse um harmonioso sistema de glória celestial e terrestre sob Ele e Sua noiva.
                   V. 11 – A “herança” sobre a qual reinaremos com Cristo, é toda a criação – todas as coisas criadas. Ela não é enumerada entre nossas bênçãos espirituais, por serem coisas materiais. Nossa bênção, em conexão com a herança, é o fato de sermos herdeiros (Rm 8:17) – o direito e privilégio de reinar sobre todas as coisas criadas com Cristo em Seu reino glorioso.

                   Muitos Cristãos pensam, erroneamente, que nós somos a herança que foi dada a Cristo como possessão. É verdade que nós somos o dom do Pai para o Filho (Jo 17:2, 6, 9, 11, 12, 24), mas nós não somos a herança. Este versículo afirma claramente que a herança é dada a nós. Se é algo que nos é dado, então somos os herdeiros da herança. Uma esposa – que é o que estamos destinados a ser em relação a Cristo (Ap 19:7; 21:9) – não é contada entre as posses de um homem como um de seus bens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário