sábado, 28 de julho de 2018

O PROPÓSITO E CONSELHO DE DEUS

O PROPÓSITO E CONSELHO DE DEUS

Este grande plano de publicamente glorificar Cristo no mundo vindouro com e pelo Seu eterno complemento (a Igreja) é “conforme o propósito daqu’Ele que faz todas as coisas, segundo o conselho da Sua vontade”. Temos duas coisas aqui: “propósito” e “conselho”. Propósito é a intenção da vontade de Deus e conselho é a sabedoria que Ele emprega para realizá-lo. Propósito é o objetivo que Deus tem perante Si, e Pessoas divinas tomaram conselho quanto a como o propósito deveria ser assegurado, e os “caminhos” de Deus (Rm 11:33) estão trazendo tudo isto a efeito. Os professores bíblicos e os escritores de hinos frequentemente usam esses termos no plural, isto é, “os propósitos” e “os conselhos” de Deus, mas a Escritura nunca os menciona assim – eles são sempre mencionados no singular. Deus tem um “propósito”, que é glorificar Seu Filho e Seu “conselho” é sempre um em fazer isso acontecer.
V. 12 – A revelação do grande propósito de Deus será vista por todos no dia Milenar vindouro e redundará “para louvor da Sua glória” (v. 12). Quando os homens virem o que a graça de Deus tiver primorosamente formado em Cristo, eles louvarão a Deus pelo Seu grande e todo-sábio plano (Jo 17:23).
                   Hoje, os crentes dentre os judeus (“nós” – v. 12), que têm “pré-confiado” antes que um remanescente de Israel receba o Senhor como seu Messias, em um dia vindouro, e os crentes dentre os gentios (“vós” – v. 13), são preparados para compartilhar a bênção comum de fazer parte deste novo vaso celestial de testemunho – a Igreja.
Assim, nesses versos, Paulo tocou em três grandes coisas em relação a Cristo: temos “redenção” n’Ele (v. 7), nos foi dada a revelação do “mistério” n’Ele (vs. 8-10) e temos obtido “uma herança” n’Ele. (v. 11).

Nenhum comentário:

Postar um comentário