sexta-feira, 27 de julho de 2018

FILIAÇÃO COM O PAI


FILIAÇÃO COM O PAI

1) O apóstolo se regozija pelo lugar que temos como filhos em relação “ao Pai” (vs. 4-7).
                   V. 4 – Deus nos “escolheu” para um lugar de “filiação” em Sua família.
                   Filiação é a mais elevada bênção individual conferida que uma criatura tem em relação a Deus. A frase “filhos de adoção” (KJV e as em português) deveria ser traduzida como “filiação” (v. 5). A palavra em grego significa “filho-lugar”, e se refere ao ato de Deus nos estabelecer perante Si mesmo no mesmo lugar do Seu próprio Filho. Não há lugar mais elevado do que esse! Nós estamos colocados nessa posição como uma presente bênção por meio da habitação do Espírito Santo (Gl 4:6; Rm 8:15).
                   Deus poderia ter nos colocado no lugar privilegiado dos anjos eleitos, ou mesmo nos ter elevado à eminente posição de um arcanjo, mas Ele escolheu nos dar um lugar muito mais exaltado e mais abençoado do que esse – Ele nos colocou no lugar do Seu próprio Filho! Filiação é uma posição na família de Deus que tem sido reservada para aqueles que são salvos durante este presente tempo, pelo chamado do evangelho, e selados com o Espírito Santo. Abraão, Isaque e Jacó, e todos os santos do Velho Testamento fazem parte da família de Deus como Suas crianças, e são maravilhosamente abençoados como tais, mas eles não têm este lugar favorecido de filhos (Gl 4:1-7). Como parte da família de Deus, os Cristãos são “crianças de Deus” (Rm 8:16), mas eles também são “filhos de Deus” (Rm 8:14).
                   Outra coisa que aprendemos com o regozijo de Paulo pelas nossas bênçãos em Cristo é que a filiação é algo para o qual Deus nos escolheu “antes da fundação do mundo”. Nós fomos “eleitos [escolhidos] e “predestinados” para o lugar mais próximo possível de relacionamento com Deus que uma criatura poderia ter! Escolhido (eleito) é ser selecionado (v. 4), e predestinado é para o que fomos selecionados (v. 5). O primeiro tem a ver com pessoas; o segundo tem a ver com o lugar que Deus tem para essas pessoas. Como Deus terá filhos diante d’Ele na posição de Seu próprio Filho, eles precisam estar em uma condição na qual eles sejam como Ele.
                   Deus é “santo” em Seu caráter, e “irrepreensível” em Seus caminhos. Portanto, Ele propôs ter crentes nessa mesma condição e nesse lugar de bênção.
                   Deus escolheu esta bênção de filiação para os crentes no Senhor Jesus Cristo “segundo o beneplácito [bom prazer – JND] de Sua vontade”. Assim, traz satisfação ao Seu coração o ter uma companhia de filhos diante d’Ele em glória com o Seu próprio Filho amado. Enquanto Deus abençoa todos os que são de Sua família, Ele é Soberano e pode conceder um favor especial a alguns em Sua família acima dos outros, se assim Ele quiser. Isto é o que Ele fez escolhendo os crentes da presente dispensação (Cristãos) para filiação. Existem quatro lugares principais nas Escrituras onde a filiação é mencionada; cada referência considera um aspecto diferente desta grande bênção Cristã:

  • Gálatas 4:1-7 enfatiza a posição privilegiada que temos acima de todos os outros na família de Deus.
  • Romanos 8:14-15 enfatiza a liberdade especial que temos diante de Deus, sendo capazes de nos dirigir a Ele intimamente clamando “Abba, Pai”. Essa é a mesma liberdade que o Senhor Jesus teve (Marcos 14:36).
  • Efésios 1:3-10 enfatiza as bênçãos e entendimento superiores que temos quanto ao propósito de Deus, que até o dia atual foi mantido em segredo no “Mistério”.
  • Hebreus 2:10-13 enfatiza a dignidade que temos, por meio de sendo identificado com Cristo, como Seus “irmãos” na raça da nova criação – Cristo sendo o Cabeça da raça, como o “Primogênito” (Ap 3:14; Rm 8:29; Cl 1:18).


A grande bênção da filiação é compartilhar:

  • O lugar de favor do Filho (Ef 1:6).
  • A vida do Filho – a vida eterna (Jo 17:2).
  • A liberdade do Filho diante do Pai (Rm 8:14-16).
  • A herança do Filho (Rm 8:17).
  • A glória do Filho (Rm 8:18; Jo 17:22).


                   Este lugar no qual estamos diante de Deus é uma posição de “favor no Amado” (v. 6 – JND). Nós temos isso por causa da nossa conexão com Cristo, o Filho do Seu amor (Cl 1:13). Isso vai além de ser “Aceito” (como a KJV traduz o versículo 6 ou “agradável” como a ARC) e denota possuir a afeição do Pai de uma maneira especial.
                   V. 7 - Além disso, essa grande bênção é baseada na obra de “redenção” de Cristo, que teve como resultado os crentes recebendo “a remissão das ofensas [o perdão dos pecados]”. O fato de a redenção ser mencionada no eterno propósito de Deus demonstra que a entrada do pecado e a queda do homem (Gn 3) não foram uma surpresa para Ele. Redenção, então, não é um “plano B” de Deus.
                   As “riquezas da Sua graça” (v. 7) enfatizam o quão baixo Ele desceu para nos salvar. A “glória da Sua graça” (v. 6) enfatiza o quão alto Ele chegou para nos colocar no lugar de Cristo. Não é surpresa que o apóstolo tenha dito: “Para louvor da glória da Sua graça”! (ATB) Estas duas coisas são ilustradas em Lucas 15, no pai recepcionando o seu filho. Cobrindo o pródigo com beijos ilustra “as riquezas da Sua graça” e vestindo-o com a melhor roupa, sandálias nos pés, anel na mão e dando-lhe um lugar de filho em sua casa ilustra “a glória da Sua graça”.
                   Portanto, nesses versículos temos três grandes coisas em relação ao Pai: Ele nos “elegeu [escolheu – ATB](v. 4), Ele nos “predestinou” (v. 5), e Ele nos “trouxe a favor” (JND) ao mesmo lugar do Seu próprio Filho amado (vs. 5-6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário