domingo, 2 de setembro de 2018

O Caráter do Conflito


O Caráter do Conflito

                   V. 11 – Este conflito não é uma batalha carnal com bombas e armas literais, mas uma batalha espiritual “contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6:12; 2 Co 10:4-5). O conflito descrito aqui não é o que um crente experimenta quando luta com as concupiscências da carne como consequência de não estar andando no Espírito – como descrito em Gálatas 5:17. Embora que uma luta contra a carne possa ser algo muito real na vida dum crente, ela não é uma experiência Cristã normal, porque a Bíblia apresenta a vida Cristã sob a perspectiva de o crente tendo colocado a carne no lugar de morte, e de ela não estar se manifestando em sua vida. O conflito aqui, em Efésios 6, é o que um crente enfrenta quando está andando no Espírito. Quando julgamos a nós mesmos, colocamos nosso foco nas coisas celestiais, e procuramos andar em gozo prático delas imediatamente vamos encontrar o poder de Satanás contra nós, como descrito neste capítulo. Por isso, Gálatas 5:17 descreve um conflito que resulta de não andar no Espírito, enquanto Efésios 6:10-12 descreve um conflito que resulta quando um crente anda no Espírito.
                   Como “o príncipe das potestades do ar”, Satanás se move nos lugares celestiais. No capítulo 2:2 o vimos ali se opondo ao conselho de Deus e tentando impedir que seja concretizado em relação à edificação da Igreja – o corpo de Cristo e a casa de Deus. Neste capítulo ele está nos lugares celestiais se opondo aos santos de desfrutarem de Cristo e de suas bênçãos n’Ele
                   É importante entender que este conflito não é para tomar posse de nossas bênçãos espirituais, mas para andar no gozo delas. Satanás não está tentando tirar nossa salvação ou nossas bênçãos porque ele sabe que não pode. Mas sua intenção é estragar o gozo de nossa porção em Cristo.
                   Uma vez que o crente é visto nesta epístola indo bem e andando no Espírito (Gl 5:16, 25), ele não está sujeito a responder às coisas carnais como faria uma pessoa em um estado ruim. Sabendo disto, o diabo vem até ele em uma linha diferente de ataque. Ele tenta introduzir coisas em sua vida que não são necessariamente pecaminosas, e as usa para distraí-lo de sua ocupação com Cristo. Ele pode usar os cuidados e deveres desta vida como um instrumento para nos afastar de desfrutar das coisas do Senhor. Muitas vezes ele usa pessoas para fazer o seu trabalho sem que elas o saibam – até mesmo Cristãos bem intencionados. Podemos ser apresentados a algo tão simples quanto um projeto, um hobby, uma recreação, etc., mas por trás disso há uma artimanha do diabo destinada a nos distrair e nos enredar em algo diferente de Cristo. O resultado é que estaremos preocupados com elas e não com nossa porção em Cristo. Trazer as tentações de natureza carnal para essa passagem é entender mal o contexto e o caráter deste conflito. As lutas de Ló em Sodoma não retratam este conflito de Efésios 6.
                   “As astutas ciladas do diabo” são coisas que ele nos apresenta que parecem justas e inocentes, mas por elas nossas almas são enganadas. O fato que está no plural (“astutas”) nos fala que Satanás tem muitas linhas enganosas de ataque. O que ele poderia usar em um Cristão, ele pode não usar em outro. Ele conhece, por observação, as tendências de cada um de nós, e usará uma linha particular de ataque destinada ao ponto onde somos mais fracos e mais propensos a ser enganados. Sr. Kelly traduz este versículo como “os estratagemas do diabo”. Estratagema vem da palavra estratégia e se refere à ciência da batalha militar. Isto significa que Satanás está planejando uma estratégia especial para atacar os santos de Deus. Ele tem projetos para nossas vidas! Não é um ataque casual, mas algo cuidadosamente planejado. Esta é uma consideração solene.
                   Há uma figura no Velho Testamento que ilustra o trabalho do diabo neste sentido. No livro de Josué, o Senhor levou os filhos de Israel à sua herança – a terra de Canaã (Js 5:13-15). Canaã é um tipo de nossa porção celestial em Cristo. O Senhor lhes deu a terra (Js 1:2), mas eles tiveram que lutar para possuí-la na prática e habitar nela. Os habitantes da terra (os canaanitas) são um tipo dos espíritos maus nos lugares celestiais que estão dispostos contra os santos para impedi-los de desfrutar sua porção em Cristo. Em Josué 9, alguns dos habitantes da terra (os gibeonitas) vieram aos filhos de Israel numa maneira astuta e os enganaram fazendo um pacto de não agressão com eles (vs. 4-15). Não muito depois, os filhos de Israel descobriram que tinham sido enganados por seus inimigos. Como eles juraram que não destruiriam os Gibeonitas, eles adquiriram um problema do qual não poderiam se livrar. Desde então, os Gibeonitas se tornaram um fardo e uma perturbação aos filhos de Israel. Tudo aconteceu porque Josué e o povo não procuraram o conselho do Senhor (v. 14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário